
DO AMAPÁ - CEAP.
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
AURORES: COLARES, Allan Brunno Lima,; SANTOS, Alan Maxuel Araújo dos,; NASCIMENTO, Aluízio de Nazaré Teles do,; SOUZA, Angela Vaneza Ferreira de,; RODRIGUES, Ângelo Guedes, SILVA, Cínthia de Nazaré Magalhães da,; SOUZA, Maria do Céu da Silva e,.
Professora Mestre: Elane Carneiro de Albuquerque
VIDA E OBRAS DO ARQUITETO CHIKAHITO FUJISHIMA
INTRODUÇÃO
Com base em estudos feitos a arquitetos amapaenses produzimos um trabalho relacionado ao estudo e ao cenário de nossa cidade, onde fica bastante evidente que a regionalização é de fundamental importância para nossa pesquisa. Em nosso projeto apresentamos um arquiteto “amapaense” de coração, pois chegou á Macapá quando tinha apenas seis anos de idade e suas contribuições arquitetônicas são de fundamental importância para nossos conhecimentos.
OBJETIVO
Pesquisar a vida e as produções arquitetônicas de Chikahito Fujishima
MATERIAIS E MÉTODOS
Pesquisa de campo feita através de registro fotográfico e entrevista ao profissional.
RESULTADO
Chikaito Fijishima, nascido no dia 10.01.1947 na cidade de Kumamoto-Kem, no Japão, filho do oficial do exercito japonês Matao Fujishima e da professora Sueko Fujishima, chegaram a Macapá em 06.09.1953. Ingressou no curso de Arquitetura na Universidade Federal do Pará - UFPA em 1971 e formou-se em 1975.
Além do Curso de Arquitetura, possui também formação em Direito e Licenciatura em Matemática, mas, foi com a arquitetura que se identificou por sofrer influências familiares, pois, possuía arquitetos em sua família.
Após formado trabalhou durante algum tempo como monitor na própria UFPA, exerceu vários cargos na cidade de Belém do Pará, dentre eles o de Diretor do CENTUR. Ao retornar para Macapá obteve vários convites dos governantes para exercer cargos de confiança, mas não se adequou por não concordar com os rumos impostos pela política.
Como profissional autônomo Shikaito possui em seu currículo uma série de obras, dentre as quais: os prédios da Domestilar, da Center Kennedy, da Tropical Center de da Monte e Monte casa e Construção, e algumas residências como mostram as fotos abaixo.
Shikaito conclui sua entrevista dizendo que o arquiteto precisa estudar e valorizar a arquitetura regional e principalmente fazer uso da luz, da ventilação e dos materiais utilizados em cada região, sem sofrer influências estrangeiras. E que cada arquiteto precisa ter identidade própria, utilizando os instrumentos de trabalho que melhor se adéqüe.
CONCLUSÃO
Através deste estudo concluímos que a aprendizagem que obtivemos com os profissionais experientes de nossa área nos leva a uma reflexão, precisamos ter como foco a arquitetura brasileira, em especial a regional, a preocupação com a luz e a ventilação e o fator principal, a utilização de materiais adequados para a nossa região.
Precisamos de nossa formação acadêmica e dos conhecimentos adquiridos para sermos conscientes de que nossa cidade precisa de profissionais comprometidos em buscar soluções para os problemas estruturais e urbanísticos.
OBRAS
AGRADECIMENTO
Agradecemos ao Arquiteto Chikahito Fujishima pela atenção que nos foi concedida realizarmos nosso projeto e a Professora Mestre Elane Carneiro de Albuquerque pela orientação a nós concedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário