sexta-feira, 17 de junho de 2011

Resumos: Neoclassicismo, Romantismo, Realismo e outros

Alunos: Allan Brunno Lima Colares; Alan Maxuel Araújo dos Santos; Aluízio de Nazaré Teles do Nascimento; Angela Vaneza Ferreira de Souza; Ângelo Rodrigo Guedes, Cínthia de Nazaré Magalhães da Silva; Maria do Céu da Silva e Souza.

Resumos: Neoclassicismo, Romantismo, Realismo e outros
1-    Neoclassicismo (1750 – 1850)
            Neoclassicismo é o Estilo de Arte que se desenvolve na Europa baseado em exemplos da Grécia e da Roma Antigas. Inicia-se na década de 1750 como reações aos caprichos excessivos do Rococó e do Barroco e impôs-se a partir de 1770. Estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830.Entre as mudanças filosóficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais, com a revolução francesa, a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da época: subjetivismo, liberalismo, ateísmo e democracia. No entanto, eram tantas as mudanças que elas ainda não haviam sido suficientemente assimiladas pelos homens da época a ponto de gerar um novo estilo artístico que representasse esses valores. O melhor seria recorrer ao que estivesse mais à mão: a equilibrada e democrática antiguidade clássica. E foi assim que, com a ajuda da arqueologia (Pompéia tinha sido descoberta em 1748), arquitetos, pintores e escultores logo encontraram um modelo a seguir.
Principais Características do neoclassicismo
  • formalismo e racionalismo
  • exatidão nos contornos
  • harmonia do colorido
  • retorno ao estilo greco-romano
  • academicismo e técnicas apuradas
  • culto a teoria de Aristóteles
  • ideal da época : democracia
  • pinceladas que não mascavam a superfície
  • preferencia pelo linear e pelo simétrico
O Neoclassicismo destacou-se na:
1-       Literatura: Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correta e nobre. A forma liberta-se um pouco do rigor do Classicismo anterior. A principal expressão do movimento na literatura é o Arcadismo, manifestado na Itália, em Portugal e no Brasil. A sua principal expressão na literatura , o Arcadismo foi um movimento literário que buscava basicamente a simplicidade, oposto a confusão e do retrocedimento Barroco. Retrata a vida pastoril e harmônica do campo. As referências clássicas voltam, e as obras são recheadas de seres da mitologia grega. Porém se observa que a mitologia, que era um acervo cultural concreto de Grécia, Roma e mesmo do Renascimento, agora se converte apenas num recurso poético de valor duvidoso.
2-       Artes Plasticas: A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza. Este estilo procurou expressar e interpretar os interesses, a mentalidade e os habitos da burguesia manufatureira e mercantil da época da revolução francesa e do Império Napoleonico.
3-       Pintura: Foi a expressão menos desenvolvida no Neoclassicismo, caracterizou-se pela exaltação de elementos mitológicos ou pela celebração de Napoleão.As figuras pareciam fazer parte de encenação teatral e eram desenhadas numa posição fixa, como que interrompidas no meio de uma solene representação.Na natureza das linhas e na simplificação da composição, buscava uma beleza deliberadamente estatuária.Os contornos eram claros e bem delineados, as cores puras e realistas e a iluminação límpida. Pintura mais destacada desta época foi O Juramento dos Horácio, por Jacques-Louis David, 1784. Principais pintores:  Jacques Louis David (francês, 1748-1825), Dominique Ingres (francês 1780-1867).
4-       Escultura: Na escultura o movimento buscava inspiração no passado. A estatuária grega foi o modelo favorito pela harmonia das proporções, regularidade das formas e serenidade da expressão. Apesar disso, não atingiram a amplitude nem o espírito da escultura grega. Também foi menos ousada que a pintura e arquitetura de seu tempo. Entre os principais escultores destaca-se o italiano Antonio Canova (1757-1822), que retrata personagens contemporâneos como divindades mitológicas como Pauline Bonaparte Borghese como Vênus.
5-     Arquitetura neoclássica: Foi produto da reação antibarroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do século XVIII. Os Arquitectos formados no clima cultural do racionalismo iluminista e educados no entusiasmo crescente pela Civilização Clássica, cada vez mais conhecida e estudada devido aos progressos da Arqueologia e da História.
Algumas características deste movimento artístico na arquitectura são:
  • Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras)
  • Processos técnicos avançados
  • Sistemas construtivos simples
  • Esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais
  • Formas regulares, geométricas e simétricas
  • Volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos
  • Uso de abóbada de berço ou de aresta
  • Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade
  • Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade
  • Pórticos colunados
  • Entablamentos direitos
  • Frontões triangulares
  • A decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque
  • Valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares
  • Decoração de carácter estrutural
6-       Teatro: No teatro neoclássico a racionalidade predomina, revalorizam-se o texto e a linguagem poética. A tragédia mantém o padrão solene da Antiguidade. Entre os principais autores está Voltaire. A comédia revitaliza-se com o francês Pierre Marivaux (1688-1763), autor de O Jogo do Amor e do Acaso. Os italianos Carlo Goldoni (1707-1793), de A Viúva Astuciosa, e Carlo Gozzi (1720-1806), de O Amor de Três Laranjas, estão entre os principais dramaturgos do gênero. Outro importante autor de comédias é o francês Caron de Beaumarchais (1732-1799), de O Barbeiro de Sevilha e de As Bodas de Fígaro, retratos da decadência do Antigo Regime e uma inspiração para as óperas de Mozart (1756-1791) e Rossini (1792-1868).

2-    O Romantismo (1800 – 1850)
             O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores. Surge na primeira metade do séc. XIX ligado a ascensão da burguesia provocado pela Revolução Francesa e consolidado com as revoluções liberais de 1830 e 1848, em relação ao universalismo neogótico. Atingiu primeiro a literatura e a filosofia, para depois se expressar através das artes plásticas. A literatura romântica , abarcando a épica e a lírica, do teatro ao romance, foi um movimento de vaguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, que desempenharam um papel  menos vanguardista.
            A arte romântica se opôs ao racionalismo da época da Revoluçao Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento. Curiosamente, não se pode falar de uma estética tipicamente romântica, visto que nenhum dos artistas se afastou completamente do academicismo, mas sim de uma homogeneidade conceitual pela temática das obras.
          A podução artística romântica reforçou o individualismo na medidade em que baseou-se em valores emocionais subjetivos emuitas vezes imaginários, tomando como modelo os dramas amorosos e as lendas heróicas medievais, a partir dos quais revalorizou os conceitos de pátria e república. Papel especial desempenharam a morte heróica na guerra e o suicídio por amor.
Principais características: caracterizou-se pelo individualismi, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais e o passado. Tendencia influenciada pela tese de Jean-Jaques Rousseau, também está impregnada de ideais de liberdade da revolução francesa.  
O Romantismo destacou-se na:
1-       Literatura: A poesia lirica e os romances são as pincipais expressões. Os temas mais marcantes são: amores irrealizados, mortes e fatos históricos. Principais representantes: Willian Wordswort, Lord Byron, Walter scott, Goethe, Victor hugo e  Alexandre Dumas.
2-       Pintura: A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo, foi ela o veículo que consolidaria definitivamente o ideal de uma época, utilizando-se de temas dramático-sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada. As cores se libertaram e fortaleceram, dando a impressão, às vezes, de serem mais importantes que o próprio conteúdo da obra. A paisagem passou a desempenhar o papel principal, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens das obras e como seu meio deexpressão. O romantismo foi marcado pelo amor a natureza livre e autêntica, pela aquisição de uma sensibilidade poética pela paisagem, valorizada pela profusão de cores, refletindo assim o estado de espírito do autor. Principais representantes: Francisco Góya, Eugène Delacroix, jonh Constable, Herder os irmãos shelegel e koplstoc.
3-       Escultura: A escultura romântica não brilhou exatamente pela sua originalidade, nem tampouco pela maestria de seus artistas. Talvez se possa pensar nesse período como um momento de calma necessário antes da batalha que depois viriam a travar o impressionismo e as vanguardas modernas. Do ponto de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos funerários, da estátua eqüestre e da decoração arquitetônica, num estilo indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco. A grande novidade temática da escultura romântica foi a representação de animais de terras exóticas em cenas de caça ou de luta encarniçada, no melhor estilo das cenas de Rubens. Não se abandonaram os motivos heróicos e as homenagens solenes na forma de estátuas superdimensionadas de reis e militares. Em compensação, tornou-se mais rara a temática religiosa. A grande novidade temática da escultura romântica foi a representação de animais de terras exóticas em cenas de caça ou de luta encarniçada, no melhor estilo das cenas de Rubens. Não se abandonaram os motivos heróicos e as homenagens solenes na forma de estátuas superdimensionadas de reis e militares.   Principais representantes: Rude e Barye, na França, Bartolini, na Itália, e Kiss, na Alemanha.
4-    Arquitetura: A arquitetura do romantismo foi marcada por elementos contraditórios, fazendo dessa forma de expressão algo menos expressivo. O final do século XVIII e inicio do XIX forma marcados por um conjunto de transformações, envolvendo a industrilaização, valorizando e rearranjando a vida urbana. A arquitetura da época reflete essas mudanças; novos materiais foram utilizados como o ferro e depois o aço.
Ao mesmo tempo, as igrejas e os castelos fora dos limites urbanos, conservaram algumas característica de outros períodos, como o gótico e o clássico. Esse reaparecimento de estilos mais antigos teve relação com a recuperação da identidade nacional.
A urbanização na Europa determinou a construção de edifícios públicos e de edifícios de aluguel para a média e alta burguesia, sem exigências estéticas, preocupadas apenas com com o maior rendimento da exploração, e portanto esqueceu-se do fim último da arquitetura, abandonando as classes menos favorecidas em bairros cujas condições eram calamitosas. Principais representantes: Garnier, responsável pelo teatro da Ópera de Paris; Barry e Puguin, que reconstruíram o Parlamento de Londres; e Waesemann, na Alemanha, responsável pelo distrito neogótico de Berlim.
Características da arquitetura: Marcada por elementos contraditórios, a industrialização, valorizando e rearranjando a vida urbana. A arquitetura da época reflete essas mudanças; novos materiais foram utilizados como o ferro e depois o aço.
5-    Musica: Os compositores buscam liberdade de expressão, para isso flexibilizam a forma e valorizam a emoção, exploram as potencialidades da orquestra e também cultivam a interpretação solo, resgatam temas populares e folclóricos que dão ao romantismo o caráter nacionalista. Principais representantes: Ludwig Van Beethoven, Carl Maria Von Weber e Franz shubert.
6-    Teatro: O drama romântico em geral opõe num conflito o heroi e o vilão, ele caracteriza-se pelo individualismo,subjetividade, religiosidade e a valorização das obras de Shakespeare. Principais representantes: Goethe e Frederich Von Schiller, Victor Hugo, José Zorrilla, Almeida Garret, Vitorio Alfieri e Lord Bayron.


3-    Realismo (1888 – 1889)

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo. Fundou uma Escola artística que surge no século XIX em reação ao Romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade, na razão e na ciência.Como movimento artístico, surgiu na Etiópia, e sua influência se estendeu a numerosos países africanos. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais contra o socialismo progressivamente mais dominador, ao mesmo tempo em que há um crescente respeito pelo facto empiricamente averiguado, pelas ciências exactas e experimentais e pelo progresso técnico. Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reação contra as excentricidades românticas e contra as suas idealizações da paixão amorosa. A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.

Principais características do Realismo
  • Veracidade: despreza a imaginação romântica.
  • Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
  • Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
  • Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
  • Materialismo do amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
  • Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
  • Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
  • Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.

Correntes Filosóficas da época
Na época, o cenário intelectual era dominado por novas correntes filosóficas:
1-       Literatura: Uma característica do romance realista é o seu poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao romantismo.  Em lugar do egocentrismo romântico, verifica-se um enorme interesse de descrever, analisar e até em criticar a realidade. A visão subjetiva e parcial da realidade é substituída pela visão objetiva, sem distorções. Dessa forma os realistas procuram apontar falhas talvez como modo de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Principais representantes: Gustave Flaubert, Gustave Flaubert, Honoré de Balzac, Eça de Queirós, Charles Dickens.
2-       Pintura: Valorização da natureza, a busca da verdade e da cinceridade,expressar cenas da vida real, a aplicação de luz e cor que mais tarde influênciaria o imprecionismo. Principais representantes: Édouard Manet, Gustave Courbet, Honoré Daumier, Jean-Baptiste Camille Corot, Jean-François Millet, Théodore Rousseau.

3-    Escultura: O escultor não se preocupa com a idealização da realidade. Ao contrário,   procura recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano. Principal representantes: Auguste Rodin.

4-         Arquitetura: Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. Principal representante: Gustave Eiffel.

5-         Teatro: os problemas do cotidiano ocupam os palcos. O herói romântico é substituído por personagens do dia-a-dia e a linguagem torna-se coloquial.Principais representaantes: O francês Alexandre Dumas Filho (1824-1895), autor da primeira peça realista, A Dama das Camélias (1852), que trata da prostituição, norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) em Casa de Bonecas, escritor russo Gorki (1868-1936), autor de Ralé e Os Pequenos Burgueses, e o alemão Gerhart Hauptmann (1862-1946), autor de Os Tecelões.


4-    A missão francesa
                    A missão artística francesa de 1816; composta de pintores, escultores, arquitetos, gravadores e outros profissionais, vinha para dar um fim a uma época antididática e imprimir ao ensino artístico, realizado no Brasil, uma orientação pedagógica-metodológica. A iniciativa partira do Ministro de Estado Antônio de Araújo de Azevedo, o conde da barca, homem muito culto e amante das artes, que havia emigrado junto com D. João VI para o Brasil em 1808. Ansioso por incentivar o progresso do Brasil, propôs o conde da barca contratar um grupo de artistas e artífices na Europa para fundar no Rio de Janeiro uma escola ou instituto teórico-prático de aprendizagem artística e técnico-profissional. Através do embaixador extraordinário de Portugal, junto à corte de Luís XVIII, o marquês de Marialva, deu-se o início das negociações; Marialva, por intermédio de Alexandre Van Humboldt (1769-1850), naturalista alemão que estivera no Brasil, foi apresentado a Joaquim Lebreton (1760-1819) secretário recém demitido da classe ou academia de belas-artes do instituto da França, que seria, desde então, o organizador e chefe de tal empreitada. Os entendimentos para a vinda dos artistas ficaram a cargo do encarregado de negócios portugueses em Paris, Francisco José Maria de Brito, o Chevalier de Brito, como era conhecido; este adiantou a quantia de 10.000 mil francos-ouro para que, evitando as delongas naturais em negociações de tal natureza, a viagem logo se realizasse.
Com o dinheiro deveria Lebreton custear algumas passagens e adquirir, para transportar ao Brasil, um moinho completo movido por uma roda hidráulica, outro com sistema diferente e uma serra movida mecanicamente. Partiram do Havre de Grâce em 22 de janeiro de 1816 e desembarcaram, trazendo recomendações especiais da embaixada portuguesa em Paris, no Rio de Janeiro no mês de março do mesmo ano. Embora tenha chegado ao Rio de Janeiro no mês de março, o decreto que criava a Escola de Belas-artes só foi promulgado em 12 de agosto; criava este, uma Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios. Como sabemos a França passava por momentos muito difíceis. A convulsão social com a revolução e mais tarde a derrota do império Napoleônico, levou os franceses ao desastre militar e político ao mesmo tempo em que se viam obrigados a devolver o precioso acervo de obras de arte, acumuladas nos seus grandes centros de cultura.

3 comentários:

  1. Adorei o post, me ajudou muito numa pesquisa, e em seguida numa prova, meu livro, não abordava o assunto por completo, então preferir vim ao meio mais tecnológico, e esse site, especificamente, abordou tudo que que eu presisava e que ainda tinha dúvida :D Obr :3

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  2. erros pequenos mas constantes, datas e nomes escritos errado

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  3. "Primeiras lutas sociais contra o socialismo" revisem a parte de Realismo

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